My Dress Code

"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

15 agosto, 2016

Dieta Paleolítica, de volta a era das cavernas!!!

Estes dias conversei com a minha nutricionista sobra a tão falada Dieta Paleolítica, que preconiza, principalmente, o consumo de proteínas, verduras, frutas e jejum prolongado.

Muitas celebridades perderam vários quilos em tempo recorde e inúmeras pessoas falaram que testaram e nunca viram nada igual… Enfim, este é o assusto do momento. Essa dieta polêmica, divide opiniões entre os especialistas, já virou até tema de documentário, oThe Perfect Human Diet, lançado em fevereiro deste ano.

dieta_paleolítica-my_dress_code-4

Como tinha várais dúvidas a respeito deste assunto, resolvi compartilhar com vocês as dicas da Dra. Marina Caleiro.

Antes de começar a fazer qualquer dieta por impulso, é legal se informar o máximo possível, já que restrições alimentares radicais podem causar danos para o organismo. A Dra. Marina sempre fala que cada pessoa tem necessidades e objetivos específicos e o que funciona para um, pode ser péssimo para outro. Por este e outros motivos, recomendo que consulte uma especialista antes de embarcar em qualquer modismo neste aspecto.

dieta_paleolítica-my_dress_code-1 dieta-paleo Segundo a minha nutri, a Dra. Caleiro, a Dieta Paleolítica se baseia nos hábitos de nossos ancestrais, povos nômades, que ainda não praticavam a agricultura, cerca de dois milhões de anos atrás. Como é de se imaginar, eles não tinham fogão, geladeira e muito menos supermercados (rsrsrsrs), desta forma precisavam obter seus alimentos através da da caça e da pesca.

A alimentação de antigamente era muito diferente da que temos hoje. Não existia pães, refrigerantes, açúcar refinado, massas e outros produtos industrializados. A dieta dos homens das cavernas somada a uma rotina intensa de caminhadas, excericios físicos de força e longos períodos de jejum contribuíam para deixa-los magros com a musculatura forte. O homem das cavernas era sarado!!! Rs

dieta_paleolítica-my_dress_code-7

“A grande vantagem desta dieta é a restrição de produtos industrializados, ricos em corantes, conservantes, sódio e açúcares; e o alto consumo de frutas, legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e minerais. No entanto, temos que ressaltar alguns cuidados com uma alimentação tão restritiva!!! ” Afirma a Dra. Marina. 

dieta_paleolítica-my_dress_code-5

As carnes tem um papel fundamental na nossa alimentação diária, sendo uma ótima fonte de proteína, gorduras e micronutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Porém, o consumo de carnes à vontade, além de poder causar um excesso de proteínas, também pode sobrecarregar os rins. Devemos ter cuidado com o alto consumo de gorduras, principalmente da carne vermelha, rica em gordura saturada, o que prejudica a saúde.

Além disso, o jejum prolongado pode gerar complicações importantes, como hipoglicemia, redução da concentração, fadiga, cansaço e degradação excessiva de massa muscular, que pode levar a um quadro de cetose. A cetose acarreta uma grande produção de ácido úrico, uréia e amônia, compostos tóxicos ao organismo, que podem levar a uma sobrecarga renal e hepática.

Por todos esses fatores, Marina afirma: “Uma alimentação equilibrada, ainda é o grande segredo para garantir a saúde e qualidade de vida!!!”

Contatos da Dra. Marina Caleiro- CRN 22967

Telefones: (11)38120851 / 983414085

e-mail: [email protected]

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Dieta Paleolítica, de volta a era das cavernas!!!

  1. Suzy

    Faz sentido está dieta porém para quem não come carne fica impossível.
    Será que a substituição por peixe seria eficaz?
    Bjs

    • Isa - My Dress Code

      É possível substituir a carne vermelha por peixes ricos em ômega 3 e frango. Mas o ideal neste caso é elaborar um cardápio específico com uma nutricionista.
      Qualquer dúvida, entre em contato via email com a Dra. Marina Caleiro (os contatos dela estão no final deste post 😉
      Beijossss