My Dress Code

"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

14 março, 2013

Bate papo com Roberto Badin, artista que participou da exposição Lady Dior

Quando estive na exposição “Lady Dior As Seen By”, que aconteceu no Tomie Otake, uma foto me chamou a atenção no meio de tantas obras maravilhosas. Gostei tanto do tom dramático e de sua pegada fashion que até anotei o nome do artista no meu caderninho: Roberto Badin. Gravem este nome!!!

Achei intrigante a imagem de uma mulher linda e ruiva, parecendo estar perturbada após um telefonema. Na foto, a bela mulher esquece uma bolsa Lady Dior dentro da cabine telefônica…

Foto Roberto Badin DiorExpo - Isadresscode

Nunca imaginei que Roberto fosse um dos pouquíssimos brasileiros que integrou o time de grandes artistas internacionais desta exposição fantástica. Ele trabalhou com várias marcas importantes, incluindo Dior, YSL, Louis Vuitton, Prada, Adidas, Chloé, Chivas, Cartier, Christian Louboutin, Miu Miu, entre outras. O portifólio do artista é gigantesco!!!

Roberto BadinTheCal2- Isadresscode

RBadinForCartier Por sorte, coincidentemente, Roberto viu a matéria que fiz aqui no blog sobre a vernissage e me adicionou no Face. Conversamos e ele foi super simpático!!! Então, perguntei se ele toparia dar uma entrevista especial para as leitoras do My Dress Code. Ele aceitou na hora 🙂

Fiquei super feliz e me senti honrada por poder entrevistar e conhecer um pouquinho deste artista maravilhoso, que se expressa de forma singular, através de imagens sofisticadas e cheias emoção.

Roberto BadinTheCall1- Isadresscode

RBadinForDiorroberto badin3Vale a pena conhecer esse artista, que se expressa de forma singular através  imagens gráficas, sofisticadas, repletas de emoções e sempre com uma linguagem muito forte de moda.

Entrevista Roberto Badin:

Isa: Você é um artista internacional e deve viver viajando. Onde mora atualmente?

Roberto Badin: Nasci no Rio e sou apaixonado pelo Brasil. Agora, estou morando em Paris, onde realizo a maioria dos meu trabalhos. Espero voltar ao Brasil em breve. Morro de saudades….

Isa: O que mais te inspira na hora de fotografar?

Badin: Acredito que podemos encontrar inspiração em tudo. Fotografar é uma questão de olhar, de ponto de vista. É evidente que a fotografia também é escrever com a luz, como define a própria palavra: FOTO = LUZ e GRAFIA = ESCRITA. Para mim, a técnica deve estar sempre a serviço de uma idéia, de uma emoção.

Isa: O que é peciso para tirar boas fotos? Alguma dica?

Badin: Curiosidade, sensiblidade, técnicas básicas de luz, espontaneidade e muita concentração.

Isa: Um lugar ou fato inesquecível.

Badin: O sorriso da minha filha.

Isa: O que o sucesso representa para você e como atingi-lo.

Badin: O sucesso me parece algo abstrato. O mais interessante não é só o que se conquista, mas o processo e suas etapas até o objetivo final. Cada um constrói seu próprio caminho, alguns com mais dificuldade que outros. Tudo que posso dizer da minha experiência é que nada foi, nada é e nada será fácil de conseguir e alcançar. São justamente nestes obstáculos que encontro forças para me levantar todos os dias para clicar e filmar novas imagens.

Isa: Conte um pouco sobre seu processo criativo e explique sobre sua obra para a exposição “Lady Dior As Seen By”.

Badin: Tudo começa sempre através de uma idéia, de uma emoção, de uma ou várias observações ao meu redor. A Dior me convidou para interpretar a sua icônica bolsa e me deu carta branca. Meu trabalho esteve presente nas edições de Xangai e Tóquio, além de ter sido apresentado também em Milão, em novembro passado. Produzi esta obra no final de 2011. Meu processo criativo teve um storyboard bem definido: caderno com várias inspirações e anotações, tudo bem próximo da elaboração de um filme. A idéia é conseguir contar uma história através de uma única imagem, onde cada espectador tem livre interpretação sobre a obra. Diante da foto, pode-se imaginar o que aconteceu antes e depois da cena. Apesar de ser uma imagem fixa, ela está em eterno movimento!!!

Isa: Quais foram as suas impressões sobre a semana de moda de Paris.

Badin: Infelizmente não pude ir a nenhum desfile. Atualmente, estou com vários projetos que me absorvem em tempo integral.

Isa: Luxo é…

Badin: Vem de dentro, não é marca, não é um objeto caro. É uma postura em relação a vida, é a coerência da estética. Prefiro me referir à elegância do que ao luxo!

Isa: Uma mensagem para as leitoras do My Dress Code.

Badin: Continuem acompanhando este blog, as dicas da Isa são muito interessantes!!!

Mas não esqueçam que é importante “desligar” pra curtir a vida…

site: http://www.robertobadin.com

tumblr_m7gchwLX291qjm58eo1_1280

221012-roberto-badin-6

roberto badin 9

roberto badin yslroberto badin22

roberto badin1

 

 

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Bate papo com Roberto Badin, artista que participou da exposição Lady Dior

  1. Luci Borges

    Ele parece ser uma pessoa encantadora.

  2. Sah

    Amaria aquelas miu miu da penúltima foto, se fosse uma clutch, sem essa corrente. Não me agradou nessa bolsa. Mas as cores, uau!

  3. Pollyana Rocha

    o portifolio dele e muito lindo
    bjos