My Dress Code

"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

7 abril, 2015

Os segredos da drenagem linfática por Bárbara Siniauskas

Há cerca de dois meses atrás comecei a fazer drenagem linfática e virei fã deste tipo de tratamento não invasivo, indolor e muito eficaz.

Neste curto espaço de tempo,  já estou começando a ver alguns resultados como: melhora no aspecto da pele, principalmente da celulite e uma sutil diminuição das medidas. Isso sem contar que estou dormindo melhor e me sinto mais bem disposta ao longo do dia.

Para esclarecer algumas dúvidas básicas, resolvi fazer uma entrevista bem curtinha com a fisioterapeuta Barbara Siniauskas, minha massagista especializada em DLM (drenagem linfática manual).

Olhem só estes antes e depois da drenagem milagrosa da Bárbara:

drenagem_linfatica-mydresscode-3

1) Quais os benefícios da drenagem linfática?

Barbára – Da parte fisiológica, os benefícios de uma boa drenagem são: estimulação da defesa imunológica, o aumento da diurese, eliminação das toxinas e líquidos acumulados, melhora da circulação sangüínea, oxigenação, nutrição dos tecidos e a melhora do aspecto da pele como um todo.

Isso sem contar que este tipo de tratamento pode ajudar a diminuir a ansiedade, melhora a qualidade do sono, promove relaxamento e ajuda nas dores físicas. Tudo isso em conjunto promove o aumento da auto estima.

2) Quem são as pessoas mais indicadas para este tipo de massagem?

Bárbara – A drenagem linfática é indicada para quem apresenta edemas, fribro edema gelóide (celulite), insuficiência venosa crônica, cefaléia, nevralgias, gestantes, TPM, fadiga, ansiedade, intestino preguiçoso, pós-cirurgia plástica, sinusites, entre outros.

3) E para quem é contra indicado?

Bárbara – Pacientes com cancêr, tuberculose, infecções e inflamções agudas, insuficiência renal, cardíaca, trombose venosa profunda e com hipertiroidismo são contra indicadas a realizar este tipo de tratamento.

4) A drenagem linfática emagrece? Pode-se perder centímetros? Em quanto tempo os resultados aparecem?

drenagem_linfatica-mydresscode-2

Bárbara – A DLM não emagrece. Como sabemos, perda de gordura está ligada a prática regular de exercícios físicos e a reducação alimentar. Este tipo de tratamento promove a eliminação de líquidos acumulados ao longo do dia. Isso associado a atividade física e alimentação saudável pode resultar na perda de medidas localizadas e acelerar o emagrecimento.

5) Quantas sessões você indica?

Barbára- A drenagem (DLM) deve ser encarada como um tratamento contínuo. Para potencializar os resultados, o ideal é fazer duas vezes por semana. Se falta tempo, uma vez por semana já ajuda bastante, apesar dos resultados serem mais lentos.

A combinação de uma boa alimentação com esporte e drenagem duas vezes por semana é fantástica. Pode-se notar uma diferença física em torno de 5 semanas após o inicio do tratamento.

6) Quem sofre de flacidez também pode se beneficiar?

Bárbara – Infelizmente, tratar a flacidez da pele não é uma tarefa fácil. Por melhorar a oxigenação da pele e organizar as células e fibras de sustentação, a DLM pode contribuir na prevenção da flacidez. Com este tipo de tratamento, o organismo consegue produzir um tecido novo de melhor qualidade nutricional apartir da eliminação de toxinas acumuladas. Apesar destes benefícios, a drenagem não recupera a flacidez já existente.

7) Você tem alguma dica especial para as leitoras do My Dress Code?

Bárbara – Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina a DLM não é um método doloroso e tampouco deixa hematomas (roxo na pele). A massagem é realizada por manobras específicas, feitas com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes. Quando é feita muita pressão ocorre obstrução dos vasos desses líquidos, e não se obtém resultado nenhum. Portanto, a dica é fugir das drenagens fortes e doloridas.

Gostaram das dicas?

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *