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"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

4 outubro, 2013

Entrevista com a nutricionista dra. Glória Viana

Estou super feliz de anunciar uma super novidade no blog!!! A partir de outubro contaremos com matérias periódicas sobre nutrição e saúde, desenvolvidas pela Dra. Glória Viana, uma renomada especialista no assunto.

Para vocês conhecerem um pouco a respeito de seu trabalho e tirarem algumas dúvidas, elaborei uma entrevista com algumas perguntinhas básicas.

Afinal, nós mulheres, sempre estamos em busca de uma qualidade de vida melhor, querendo agregar cada vez mais saúde e bem estar ao nosso dia a dia.

Dra Glória Viana

Confira abaixo as dicas da nutricionista Glória Viana e veja como algumas simples mudanças de hábitos alimentares podem contribuir para uma vida e um corpo mais saudável.

 Isa  – Todos nós sabemos que o estresse  Esta ligado diretamente a saude e pode….influencia diretamente na saúde e pode causar aumento drástico de peso. Tem algum tipo de alimentação ou dicas para combater o mal do século? 

Dra. Glória – Cada vez mais estamos correndo contra o relógio para tentar realizar nossas tarefas diárias e conseguir Ter um tempinho para nos  mesmos. Mas mas às vezes, isso se torna impossível e o nível de estresse fica ainda mais alto!!! Por isso, é muito importante dedicar um tempo do seu dia, ou da sua semana, a alguma atividade física. Além de aliviar a mente e estimular o corpo, a prática de exercícios aumenta a produção de hormônios que trazem a sensação de bem estar e contribuem para uma rotina mais leve e bem humorada.

Também vale a pena investir em alguns alimentos que podem ajudar neste sentido: castanha do Pará, gérmen de trigo, nozes, farelo de trigo, centeio, sementes de girassol – fontes de selênio. A Vitamina C também é muito importante, pois ajuda a manter o sistema imunológico forte. Quando estamos estressados, a imunidade geralmente é a primeira a ser afetada, facilitando o surgimento de gripes e doenças em geral. Alimentos com alto teor de vitamina C como goiaba, pimentão, kiwi, acerola, maracujá e frutas vermelhas, são execelentes para evitar quedas imunológicas. Para diminuir o estresse mental, causado por excesso de trabalho e estudo, recomendo os alimentos fontes de vitamina B, que estão presentes principalmente nos grãos integrais. O chá verde, rico em L-theanina costuma dar um belo up no humor, proporcionando relaxamento cerebral e equilíbrio emocional.

Isa – É verdade que a gente deve fazer várias refeições ao longo do dia?

Dra. Glória – Realizar várias refeições ao longo do dia é uma forma de manter o metabolismo acelerado, ajudando na queima de gordura e impedindo que o organismo “estoque” energia em forma de gordura. Comer várias vezes ao dia ajuda até na prevenção de diabetes, pois quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, tendemos a ingerir uma grande quantidade de comida de uma só vez, o que sobrecarrega o pâncreas, que terá que produzir uma grande quantidade de insulina  para levar glicose às células.

Evita também a gastrite, pois sem alimento o suco gástrico ataca a parede do estômago!!!

 Isa – Não cumprir a recomendação de beber dois litros água por dia pode ser prejudicial à saúde? Como desenvolver esse hábito?

Dra. Glória – Com certeza pode ser muito prejudicial!!! A água é essencial para o bom funcionamento do corpo pois ajuda na absorção de vitaminas e gorduras, auxilia os rins a eliminarem toxinas e até mesmo aumenta a capacidade mental, pois o cérebro é composto por mais de 60% de água. Sugiro ter sempre uma garrafinha de água por perto e se policiar para beber bastante liquido ao longo do dia. Que tal utilizar uma marcação com horários na garrafa para não se esquecer?

Mesmo sem sede ou em tempo frio devemos ingerir água. Vale lembrar que quando sentimos sede é sinal de que nosso corpo já está desidratado (nossa célula está igual a uma “uva passa” gritando por água) por isso o hábito de beber água diariamente é tão importante!!!

Isa – Atualmente estamos mais atentos as informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos. Quais as principais informações que o consumidor deve prestar atenção na hora de comprar um produto?

Gloria  – Os 4 primeiros ingredientes do rótulo normalmente são os que estão presentes em maior quantidade. O primeiro sempre em maior quantidade e assim por diante. Além de prestar atenção nestes 4 itens, é sempre bom ficar atento a quantidade de gordura saturada, gordura trans, açúcar, sódio e conservantes presentes nos produtos!!! Esses componentes podem ser muito prejudiciais a saúde e podem facilmente passar despercebidos por quem não costuma ler rótulos. Cuidado para não acabar passando do limite em gramas da recomendação diária de cada um deles.

Ex: Gordura saturada até 20g/dia. Gorduras trans 2g/dia. Sódio 2.000mg/dia.

Isa-  Como uma pessoa que trabalha fora e se alimenta em restaurantes pode ter uma alimentação saudável?

Glória- É possível fazer escolhas saudáveis mesmo comendo fora de casa!!! Deve-se optar sempre por saladas, carnes magras grelhadas ou assadas, grãos integrais, legumes, verduras, sucos de fruta natural sem açúcar e molhos mais leves como o de tomate. E evitar frituras, molhos gordurosos a base de creme de leite, refrigerantes e sobremesas com muito açúcar. PS: Isso não é uma recomendação só para quem come fora!!! Reeducação alimentar deve ser praticada em todos os lugares. 

Hoje em dia os restaurantes por kilo geralmente oferecem diversas opções. Basta saber escolher as mais saudáveis!!! Fazer um prato colorido de salada antes de se servir das comidas quentes é super saudável e ótimo para tapear um pouco a fome. Na hora de escolher os alimentos quentes, faça uma divisão imaginária do prato em 4 partes ex: arroz integral, feijão, verduras refogadas (dar preferência sempre para as verdes escuras) e uma carne grelhada. O próprio PF, composto por arroz, feijão, grelhado e salada básica, costuma ser super saudável.

Isa – O que são os super alimentos? Eles são capazes de acelerar o metabolismo? 

Glória – Os super alimentos trazem com eles não só benefícios nutricionais mas também benefícios a saúde, ajudando a prevenir e combater doenças, promovendo longevidade e rejuvenescimento dos tecidos. Esses alimentos são geralmente ricos em antioxidantes, polifenóis, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do organismo. Alguns deles podem ainda contribuir para acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gordura!!! Gengibre, canela, óleo de coco, chá verde, pimenta vermelha, são alguns deles.

As frutas vermelhas- Goji Berry, mirtilo, cranberry, framboesa e amora- são alimentos anti radicais livres e ricos em antioxidantes e phitonutrientes. Abacate com limão e aveia, quinua em grãos, flocos, amêndoas, castanha de caju, macadâmia, nozes, girassol, abóbora, entre outros, também são considerados super alimentos. Invista!!!

Nutricao e bem estar

 Isa – Nossa alimentação pode influenciar o humor e o cansaço? 

Glória- Com certeza!!! Nosso humor e disposição estão diretamente ligados a nossa alimentação e alguns alimentos contém substancias capazes de estimular o sistema nervoso, provocando uma diminuição na nossa vulnerabilidade em relação a fatores que nos influenciam negativamente. O grão de bico, também chamado de “grão da felicidade” costuma ser grande aliado neste caso, já que contém um aminoácido chamado L-triptofano, que atua no combate ao estresse psicológico e físico, além de ser um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Por esta razão, o grão de bico também contribui na diminuição na fadiga mental, cansaço e ajuda na concentração e no combate a dores de cabeça. 

Alimentos fontes de vitaminas do complexo B auxiliam no funcionamento do sistema nervoso; ácido ƒólico e potássio combatem a depressão; zinco e selênio diminuem a sensação de cansaço e ansiedade são ótimas pedidas para incluir em sua dieta.

Alguns exemplos de alimentos ricos nestes nutrientes que podem auxiliar a manter o bom humor e disposição para realização das tarefas diárias são: banana, ovos, uvas, frutos do mar, espinafre, mel, alface, grãos integrais, abacate, castanha do Pará.

 Isa –  Alimentos integrais são sempre a melhor opção? Por quê?

Glória- No geral sim, são as melhores opções, pois são alimentos que não tiveram sua estrutura modificada (principalmente o refinamento) no processo de industrialização e assim mantém maior concentração de vitaminas, minerais e principalmente de fibras, que geram saciedade. Para quem não sabe, as fibras absorvem a água e formam um gel que permanece no estômago mais tempo, ajudando a regular os níveis de colesterol, estimulando o funcionamento intestinal e promovendo a liberação mais lenta e constante de glicose, evitando picos de alta glicemia.

Isa- Emagrecer muito rápido favorece o efeito sanfona?

Dra. Glória –   Na luta contra a balança é muito comum as pessoas recorrerem a dietas “milagrosas” que prometem emagrecer rapidamente, porém a perda de peso muito rápida pode ser prejudicial ao organismo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a perda de 1kg  por semana em média para garantir um emagrecimento saudável e seguro, sempre acompanhado de um profissional capacitado!!!

A perda de peso muito rápida pode trazer complicações ƒísicas, hipovitaminoses e até psicológicas, pois não respeita o tempo necessário do corpo para se adaptar a mudança. Quando esse tempo não é respeitado, o mal-estar, a queda de pressão e até desmaios podem ocorrer. 

Dietas muito restritas fazem o organismo recorrer as suas reservas, o que pode acarretar em desidratação e nem sempre a perda de peso está associada a perda de gordura. Radicalismos afetam diretamente o desempenho do nosso metabolismo, o que leva a pessoa a recuperar facilmente o peso perdido. Por isso é importante ter paciência e procurar o acompanhamento de um profissional capacitado para introduzir uma reeducação alimentar que respeite a individualidade bioquímica de cada um — fundamental  para um resultado satisfatório em longo prazo.

Dieta saudavel

 Dra. Glória Viana

Renacór – Centro Avançado de Saúde.

Nutrição Clínica, funcional e esportiva

 [email protected]

 Telefone consultórios:

Itaim Bibi – Tel : (11) 3168.2662/ Higienópolis – Tel : (11) 3256.0772

 

 

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7 Comentário:Entrevista com a nutricionista dra. Glória Viana

  1. Claus

    Dicas valiosas! Bacana demais essa matéria.E como você mesma disse,toda mulher adora cuidar do corpo e da saúde.Bjoss

    • Soraya Gonzaga Lopes Bassicheto

      Muito boa a entrevista. Muitas coisas a gente até sabe, mas um puxão de orelha para lembrar a gente sempre é bom.
      Bjinhos

      • Isa - My Dress Code

        Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios ajuda a combater o stresse e a ter uma qualidade de vida melhor!!!

  2. Helena

    Adorei as dicas de nutrição! Esse é um assunto que nos interessa muitíssimo! O My Dress Code sempre arrasando!
    Bjs

  3. Tatiele Vieira Alves

    Pratico a RA a um mês e já é notório os benefícios que ela trouxe pra minha vida,e até pra minha família que começou a ter uma alimentação mais equilibrada e saudável.

  4. Faby

    Muito interessante a entrevista! Obrigada pelo post!
    Bjos

  5. Marcela Lago

    Confesso que não sou uma pessoa de alimentação saudável apesar de ter um peso adequado para minha altura, mas preciso me educar quanto a isso…