My Dress Code

"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

6 maio, 2016

Moda andrógina: roupas masculinas para mulheres!!!

Uma tendência fortíssima dos dias de hoje é a inversão de gênero na moda. Isso mesmo!!! Fashionistas do mundo todo estão se apropriando de peças do guarda-roupa masculino para complementar o visual com muito estilo. Mas é preciso ter bom senso e muita personalidade para usar a moda andrógina. 

moda_androgina_my_dress_code

Camisas com modelagem mais ampla, terninhos, casacos, paletós, coletes, calças de alfaiataria, sapato Oxford, chapéus e até mesmo gravatas passaram a fazer parte também do vestuário feminino. Foi se o tempo onde havia separação de gêneros na moda.

Chanel-Semana-de-Moda-de-Paris-Outono-Inverno-2012-1024x723

Se você acha que usar roupas com pegada masculina te deixarão menos sexy, aí que você se engana. Experimente pegar emprestado uma peça do “boy” e usar com algo mais feminino. Você vai se surpreender com o resultado…

moda_androgina_my_dress_code

É possível ficar elegante e ultra feminina com peças tradicionais do guarda-roupa masculino. Atualmente elas aparecem com cortes mais contemporâneos, que realçam a cintura, valorizam os seios e quadris.

Karl Lagerfeld para Riachuelo no SPFW

karl-lagerfeld-para-riachuelo-blog-ozten-sao-paulo-fashion-week-spfw-verao-17-3

Se a idéia for usar uma modelagem mais ampla, misture com algo que realce as curvas, ou opte pela combinação de peças bem femininas com masculinas. O high low neste caso é o caminho certo para aderir a essa tendência sem medo.

moda_androgena-my_dress_code

moda_androgina_my_dress_code

Um pouquinho de História da moda

No começo do século XX Chanel já começava a quebrar radicalmente as regras da moda da Belle Époque, que aprisionava os corpos femininos em apertados corsets.  

corset_belle_epoque-my_dress_code

Sempre visionária e revolucionária, Coco Chanel propôs uma moda elegante, leve e confortável. Era o fim dos famosos espartilhos!!! Coco bebeu na fonte dos esportes e popularizou a calça cumprida, o tênis, o blazer, o chapéu, as listras etc. trazendo mais conforto e leveza às vestimentas.

coco_chanel-my_dress_code

Na época da Primeira Guerra Mundial, como os homens tinham que lutar por seus países, as mulheres foram “obrigadas” a trabalhar fora de casa para colocar comida na mesa. Estas batalhadoras precisavam ter liberdade para exercer suas tarefas, portanto a moda do passado (Belle Époque) não fazia mais sentido.

O avanço não durou muito tempo, com o fim da Guerra, os homens voltaram ao comando de seus lares e as mulheres passaram novamente a usar saias e vestidos, mas de forma menos exuberante do que anteriormente.

Elas estavam mais femininas, mesmo com algumas partes de cima masculinas como blazers e casacos, mas como o dinheiro estava escasso não era possível se enfeitar muito. Nos tempos difíceis, a criatividade sempre é uma ótima saída: as mulheres começaram a usar turbantes e chapéus customizados.

Após a Segunda Guerra Mundial, os homens queriam seus lugares de volta e suas mulheres femininas, vendo isso, o grande visionário Christian Dior propões o New Look: cintura marcada e silhueta ampulheta.

moda_androgina_my_dress_code

 Em 1966 Yves Saint Laurent desafiou a barreira entre o masculino e o feminino e inventou o smoking para mulheres – peça que ganhou diversas releituras ao longo dos anos e, hoje, está presente até nos tapetes vermelhos.

moda_androgina_my_dress_code

moda_androgina_my_dress_code

Tags: ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *