My Dress Code

"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

1 fevereiro, 2016

Curiosidades sobre o Carnaval no Rio

 

carnaval_rio_de_janeiro-my_dress_code-5

Mas com tantos dias de folia, ás vezes a gente esquece que o Carnaval é muito mais do que o maior espetaculo do Brasil: é uma pequena representação da nossa diversidade cultural e um evento que celebra as raízes da cultura e história brasileiras. Afinal de contas, a festa remonta à época da colonização portuguesa, ainda em 1550, quando as pessoas tinham o costume de fazer brincadeiras na rua atirando líquidos umas nas outras.

A Stylight preparou um infográfico super interessante com várias curiosidades sobre as escolas de samba, com destaque para a fantasia dos três personagens principais da festa: A Rainha de Bateria e o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Então, prepare-se para a folia e junte-se à nós para descobrir um pouco mais sobre o Carnaval.

Stylight-Carnaval-no-Rio-infografico-600

carnaval_rio_de_janeiro-my_dress_code-3

Sobre as escolas de samba

A escola de samba não é só um grupo de Carnaval, a escola de samba é uma comunidade. As escolas surgiram no Brasil na década de 20, sendo constituída na época pelos grupos mais pobres da cidade do Rio. Hoje em dia, as escolas são registradas em cartório, possuem uma sede e um estatuto social, além de uma diretoria que regulamenta as atividades do grupo.

Um desfile bem competitivo

O desfile da Sapucaí é uma competição bem acirrada. As escolas que tiverem a maior nota, divulgada anualmente na quarta-feira de cinzas, ganham prêmios e se consagram como as campeãs do Carnaval. A escolha dos vencedores é feita por uma comissão de 40 jurados (escolhidos pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba), que dá a sua pontuação para 10 categorias: Bateria, Samba Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira.

carnaval_rio_de_janeiro-my_dress_code-5

Preparação de um ano de antecedência

Quem vê uma escola de samba desfilando, não faz ideia do trabalho que cada componente teve para estar ali naquele dia. O Carnaval, geralmente, começa a ser preparado um mês após o desfile anterior, ou seja, com mais ou menos um ano de antecedência. O primeiro passo é sempre definir o samba enredo, que geralmente faz alusão a algum período importante da história ou fato da atualidade. Depois disso, o carnavalesco e a diretoria da escola começam a definir os temas para as alegorias, as fantasias e botar a mão na massa. Quanto mais perto do Carnaval, maior é o estresse!

Durante o desfile

Cada apresentação pode durar entre 65 e 82 minutos. Cada minuto extra vale 0.1 ponto. Cada componente que está na avenida possui a sua função. As escolas tem a permissão de levar no máximo 4000 pessoas para a Sapucaí. E no meio desse enorme grupo, estão três personagens super importantes: A Rainha de Bateria e o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

 O casal da Sapucaí

O casal sempre tem que dançar junto. O homem nunca pode ficar de costas para a sua companheira, mas deve estar sempre rodopiando em volta dela, no papel de protetor, para protegê-la. Ela não pode deixar que a bandeira se enrole. Eles precisam estar sempre sorrindo, pois tem o dever de mostrar o amor que sentem pela agremiação.

couple
rainha-10

A Rainha de bateria

A Rainha tem a função de apresentar a bateria e motivar os ritmistas, que seguem tocando atrás dela. A Rainha não tem um quesito avaliado pela comissão, apenas sua fantasia é avaliada. Como geralmente as rainhas de bateria são celebridades nacionais, elas são um importante elemento de marketing para as escolas.

carnaval_rio_de_janeiro-my_dress_code-1

O local do desfile

O sambódromo onde acontecem os desfiles tem o nome oficial de Avenida Marquês de Sapucaí. O local foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e sua estrutura abriga até 72500 pessoas. A Avenida é um dos símbolos mais importantes do Brasil, tanto que vai sediar a competição de tiro com arco e a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos  no Rio, em 2016. Em 2016, 26 escolas de samba irão desfilar na Sapucaí.

O que faz o carnavalesco

O Carnavalesco é o responsável pela produção do desfile da escola de samba. Ele trabalha juntamente com os diretores da escola para decidir como definir o samba enredo, organizar a produção das fantasias, a decoração das alegorias, a realização dos ensaios e etc. O seu papel principal é garantir que todos os processos para o andamento do desfile estejam correto e que nada prejudique a harmonia do desfile.

Depois de quatro dias de folias, desfiles super elaborados e milhares de pessoas trabalhando para fazer esse espetáculo ficar inesquecível, chegou a hora de descansar. Mas por pouco tempo, pois daqui a pouco começam os preparativos para o Carnaval do ano que vem. E aí, vai passar o Carnaval no Rio? Divirta-se!

 

 

 

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *