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"Vestir-se é dizer ao mundo quem é você."(Viviene Westwood)

27 junho, 2016

Truques para controlar a fome no inverno

No inverno o apetite aumenta, mas infelizmente a vontade de malhar não aumenta na mesma proporção. Nesta época do ano sentimos mais necessidade de comer coisas gordurosas e ficar “beliscando” o tempo todo. A pergunta que não quer calar é como driblar a fome e evitar de ganhar peso? A nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, da Slim Form, deu umas dicas ótimas para controlar a fome no inverno.

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A Dra. Ana Luisa contou que nosso organismo exige mais energia quando a temperatura está mais baixa. ”Isso acontece porque o gasto energético nessa época do ano é maior já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do nosso corpo, que solicita mais energia – e nós respondemos isso com a ingestão de mais alimentos, muitas vezes bem calóricos”, revela a médica.

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No frio sentimos necessidade de comer mais e essa vontade geralmente não inclui alimentos crus e frios e assim acabamos deixamos saladas e frutas de lado. É aí que mora o perigo. ”Os excessos desse período se deve ainda a necessidade de produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, fala a médica que acrescenta ”para suprir esta sensação muitos acabam descontando na comida e além de engordar podem ainda desenvolver doenças como hipertensão e obesidade, além de contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride – que elevam os riscos de problemas cardiovasculares”, alerta Dra. Ana.

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Por essas e outras, é essencial redobrar os cuidados com a alimentação na estação mais fria do ano. Para isso, a médica listou algumas dicas importantes para controlar a fome no inverno.

·         Consuma mais proteínas, que demoram mais para serem metabolizadas e liberadas, assim a sensação de saciedade aumenta;

·         Evite os excessos de carboidratos, apesar de serem convidativos para o inverno;

·         Prefira fazer sopas com legumes que não sejam de cor amarela e laranja;

·         Abuse de chás que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem estar;

·         Prefira as frutas típicas da safra que são ricas em vitamina C como: morangos, tangerina, laranja e maracujá.

·         Para os tentadores fondues, faça-os com carnes cozidas ao invés de fritas e misture queijos magros e os mais claros possíveis para molhar os pães integrais. Na versão doce, use chocolate em pó 70% cacau e aproveite a receita de leite condensado light: 1 xícara de leite em pó desnatado, 1/4 de xícara de água fervente e 1/2 xícara de adoçante em pó.

Sobre a Slim Form:

Clínica médica especializada em emagrecimento e estética liderada pela Dra. Ana Luisa Vilela.

 www.slimform.com.br – www.draanaluisavilela.com.br

 

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1 Comentário:Truques para controlar a fome no inverno

  1. Suzy

    Como é difícil controlar a fome nesta época do ano. Adorei as dicas!!!!
    Bjs